Notícias de Música
Descubra mais sobre nós, www.compassodivertido.com

2º Concurso de Piano de Cascais

Nos próximos dia 13 e 14 de Maio irá decorrer o 2º Concurso de Piano de Cascais, no Centro Cultural de Cascais. Este concurso é dirigido a pianistas com idades compreendidas entre os 6 e 17 anos, residentes ou inscritos numa escola ou professor particular do Distrito de Lisboa. A interpretação dos jovens músicos será avaliada por um júri de renome nacional e os três melhores pianistas de cada categoria irão ser premiados. A organização é da responsabilidade da Câmara Municipal de Cascais e do Clube Nacional de Ginástica.

Carmen Costa, diretora e professora de piano da Escola de Música Compasso Divertido, teve três alunos a concurso na primeira edição, e falámos com ela para perceber melhor a importância deste tipo de concursos para jovens e crianças.

O Concurso de Piano de Cascais contou com a presença de 3 alunos da escola Compasso Divertido. Como correu?

Cada um dos três alunos apresentados no 1º Concurso de Piano de Cascais pertencia a um escalão diferente. O mais novo, tinha apenas 6 anos, outro 11 e o mais velho 14 anos. Correu bastante bem, dos 50 candidatos presentes na Prova Eliminatória passaram 10 e três deles eram os nossos alunos. E melhor ainda se acrescentarmos que o aluno de 14 anos tinha iniciado os seus estudos de Piano há apenas 4 meses e, o do meio, venceu o 2º Prémio no seu escalão.

Qual é a importância deste tipo de concursos, especialmente dirigidos para jovens?

Há vários aspetos importantes, nomeadamente o facto de estarem a tocar em público. A partilha dos seus conhecimentos e da Música em si, é um ato a que todos os músicos aspiram.

Quando se trata de um Concurso, em que existe um júri para avaliar os ditos conhecimentos, pode sentir-se algum desconforto por parte dos participantes no entanto, tudo é uma aprendizagem e faz parte de uma preparação para a vida futura. O objetivo principal é participar, ouvir os demais concorrentes, cada um fazer a sua própria análise e chegar a conclusões.

Como é que a Compasso Divertido prepara os seus alunos para participarem em eventos deste tipo?

Em primeiro lugar deve referir-se que nenhum aluno é obrigado a participar. São convidados pela professora de Piano (eu própria), aqueles alunos que revelam características específicas para a Música, ou que, pelo conhecimento que a professora tem dos objetivos dos alunos relativamente à Música, lhes é importante / benéfico para o seu futuro enquanto Músicos, participarem neste género de eventos.

Cada aluno tem um plano de trabalho individual. Desse plano são extraídas as peças do repertório necessário a apresentar no Concurso. Ou seja, nada é preparado especificamente para participar neste evento. Obviamente que na fase anterior à participação, as aulas e o estudo individual do aluno, foca-se essencialmente nesse repertório.

O acompanhamento individual através de aulas extra é reforçado e é solicitada a colaboração dos Encarregados de Educação. Esta colaboração é feita através de uma maior vigilância do estudo desenvolvido em casa pelo aluno.

A Escola de Música Compasso Divertido é parceira do Salão Musical, visitem-nos para saber mais sobre as aulas e como se podem inscrever.